Fundadores

A+ A A-

O Carisma Vicentino nasce da fé e do testemunho de um homem e de uma mulher, apaixonados por Deus e pela humanidade, cuja vida e missão significaram para a França do século XVII uma “boa-nova”, sementes do Evangelho que germinaram e produziram abundantes frutos.

 

Vicente de Paulo, de origem camponesa do sul da França, ainda jovem se torna padre. Como muitos de seu tempo, vê na carreira eclesiástica uma forma de ajudar sua família a superar a pobreza em que viviam. Contudo, as experiências de seu ministério, particularmente na proximidade de vida e de coração com os mais pobres, converteram radicalmente as motivações e as opções iniciais de sua missão. Homem de ação, detentor de uma aguçada capacidade de organização e mobilização, usou destes dons para articular uma grande rede de iniciativas voltadas à caridade, sendo esta compreendida como o serviço corporal e espiritual dos pobres.

 

Luísa de Marillac, nascida em Paris e de família nobre, embora tenha carregado em sua história a marca do sofrimento, foi detentora de uma personalidade singular. Ficando viúva ainda jovem, encontra no acompanhamento espiritual de Padre Vicente e na colaboração nos projetos que este desenvolvia junto aos pobres, o caminho para partilhar e potencializar os talentos com os quais Deus a dotou. Sua espiritualidade profunda, bem como sua inteligência, organização e perspicácia foram fundamentais para o crescimento e estruturação das bases do carisma.

 

Mesmo com origens e personalidades tão diferentes, Luísa e Vicente encontram um mesmo ponto de convergência: “os pobres em Cristo e Cristo nos pobres! ” A essa opção radical de vivência do Evangelho consagraram suas vidas. Pouco a pouco, outras pessoas se encantaram com esse projeto de vida e se dispuseram a assumi-lo.

 

Assim, surge a Companhia das Filhas da Caridade, da qual a Educação Vicentina herda suas intuições fundamentais. Portanto, o carisma, nasce da diversidade que gera comunhão e transformação, e no qual a educação ocupa uma tarefa intransferível e indispensável.